Notícias

Brasil calculará de forma confiável emissões de gases na agropecuária

Postado dia segunda, 02 de junho de 2014 às 11h19

O Brasil será o primeiro país do mundo no qual empresas e produtores rurais poderão calcular suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e criar metas de redução de forma confiável.

O World Resources Institute (WRI) lançou em São Paulo o primeiro guia para cálculo de emissões na agropecuária e ferramenta do GHG Protocol Agropecuário. Desenvolvida em parceria com Embrapa e Unicamp, a ferramenta já está sendo testada.

– O Brasil tem agora à sua disposição instrumentos para apoiar seus empresários a planejar ações para redução de emissões de gases de efeito estufa – afirma Rachel Biderman, diretora do WRI Brasil, acrescentando que a nova tecnologia pode ajudar as empresas a se tornarem mais competitivas.

A utilização da ferramenta possibilitará também que as empresas façam a gestão e reduções de suas emissões, assim como de sua cadeia de fornecedores.

Globalmente, 17% das emissões são provenientes do setor agropecuário. O Brasil conta com o segundo maior rebanho bovino do mundo e uma agricultura capaz de alimentar um bilhão de pessoas experimentou um crescimento de 45% nas emissões do setor entre 1990 e 2012. No Brasil, o agronegócio responde por 32% de todas as emissões no país.

O pesquisador da Embrapa Eduardo Assad, ex-Secretário de Mudanças Climáticas, explica que com a redução do desmatamento na Amazônia, as emissões de gases de efeito estufa da agricultura viraram uma prioridade.

A adoção da ferramenta de cálculo, de acordo com Assad, será um passo para a certificação dos produtos brasileiros, permitindo até reduzir futuras imposições de barreiras ambientais não tarifárias.

Biderman ressalta que nem só empresas serão treinadas para usar a ferramenta de cálculo.

– Produtores rurais também poderão receber treinamento e utilizar a ferramenta, o que pode impulsionar o projeto de Agricultura de Baixo Carbono (ABC) do governo federal – diz.

Fonte: Canal Rural

Notícias relacionadas

Voltar

Rua Paraíba, 942
Jardim dos Estados - MS | (67) 3384 - 0012